Abortos de Repetição e Trombofilias
O que são trombofilias?
As trombofilias são caracterizadas pela propensão ao desenvolvimento de trombose, que são formações de coágulos no sangue e nos trombos. Como consequência, essa condição pode entupir as veias e artérias. A trombofilia pode ser uma condição genética ou adquirida durante a vida após doenças como câncer, por exemplo. Há alguns sintomas que podem facilitar a identificação dessa doença, como:
- Inchaço nas pernas;
- Dores físicas independente de esforços físicos;
- Alta temperatura no membro atingido;
- Dilatação das veias.
Relação do aborto com as trombofilias
Como as trombofilias atingem diretamente a rede sanguínea, é possível que o desenvolvimento do feto fique comprometido. Sendo assim, com coágulos pode ocorrer a diminuição do fluxo que chega até a placenta e, consequentemente, cause danos ao feto até a sua perda. Alguns hábitos que podem colaborar para o aumento de riscos, como é o caso do tabagismo e consumo de álcool. Além dos riscos para o bebe, caso essa patologia não for tratada, pode acarretar em embolia pulmonar, podendo ser fatal para a gestação.
Tratamento
Cada caso deve ser tratado individualmente e com o acompanhamento de um profissional. O mais comum é a prescrição de medicamentos, para, assim, evitar riscos para a mãe e o bebê. É importante ressaltar que nem sempre o quadro de trombofilias agrega riscos para a gravidez, porém é necessário um acompanhamento médico para evitar problemas.
Agende a sua consulta
Araraquara/SP
Edifício Victória Business,
Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207
8º andar, sala Nº 801
Jardim dos Manacás, 14801-534