Neoplasias Hematológicas
A neoplasia apresenta um crescimento sem controle e que, se não tratada em estágios iniciais, pode afetar outros órgãos e tecidos próximos.
Quando nos referimos a doenças hematológicas, estamos nos referindo a todas aquelas que atingem todo o sangue do corpo humano e os órgãos que o produz, por exemplo: a medula óssea. Logo, pode-se afirmar que as neoplasias hematológicas são aquelas que têm origem ou, posteriormente, atingem diretamente a rede sanguínea ou os sistemas responsáveis pela sua produção, podendo causar doenças graves como é o caso do câncer de medula óssea.
Principais neoplasias hematológicas
Como o câncer circula por todo o corpo, é essencial ter atenção redobrada à saúde desse fluido. Isso porque, caso uma neoplasia maligna não seja tratada, ela pode atingir gravemente outros órgãos e tecidos do corpo humano. As principais e mais conhecidas neoplasias são:
- Linfoma: sendo um câncer originado no sistema linfático (linfonodos ou gânglios), causando a alteração e aumentando a proporção, pode fazer com que as células produzidas se espalhem pelo organismo de forma desenfreada. Há dois tipos de linfomas: o de Hodgkin e o não Hodgkin.
- Leucemia: sendo um dos cânceres mais comuns que atingem a rede sanguínea, a leucemia atinge todos os tecidos responsáveis pela produção do sangue e todas as suas células. Esse câncer é caracterizado pelo acúmulo desproporcional de células doentes na medula óssea e tornando as saudáveis insuficientes para o organismo.
- Síndrome mielodisplásica: essa síndrome é causada quando há o interrompimento de produção de células sanguíneas. Isso porque, eles ocasionam danos graves a essas células e, consequentemente, diminui uma ou mais células sanguíneas.
- Mieloma Múltiplo: neoplasia de células linfoplasmocitárias causada por proliferação descontrolada de plasmócitos, Afetam mais comumemente os ossos, a medula óssea e os rins.
Agende a sua consulta
Araraquara/SP
Edifício Victória Business,
Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207
8º andar, sala Nº 801
Jardim dos Manacás, 14801-534