Covid – Uso de Plasma Convalescente

O uso de plasma convalescente é um dos tratamentos que mais agregou benefícios para o tratamento contra a Covid-19 durante a pandemia. Esse tratamento se baseia na doação de plasmas de pessoas que já tiveram a doença e foram curadas. Para exemplificar, quando uma pessoa contrai um vírus, como é o caso do coronavírus, o organismo desenvolve anticorpos que são combativos ao vírus.

Sendo assim, o sangue se torna um fonte de anticorpos, é aí que surge o tratamento com o uso de plasma convalescente. Ele funciona da seguinte forma:

  1. Paciente recuperado do Covid-19 doa o plasma;
  2. Esse material é submetido a testes e análises posteriores;
  3. O paciente recebe essa doação e o corpo começa a reproduzir os anticorpos;
  4. Após isso, o paciente que recebeu o plasma pode se tornar um doador futuramente.

É importante lembrar que o tratamento com plasma convalescente é considerado um tratamento experimental, isso porque os estudos clínicos estão em fase inicial. Um ponto necessário a ressaltar é que o tratamento com plasmas convalescentes é considerado efetivo para outras patologias, porém com o covid-19 demais estudos precisam ser concluídos. Contudo, essa opção pode ser viável até 5 dias após o início dos sintomas.

Regras para a doação de plasma

Assim como em todo o processo de doação de sangue, a atitude é voluntária e deve partir por parte do doador. Além disso, é necessário que não haja riscos, sendo assim é fundamental que a pessoa doadora esteja livre de infecção por covid-19 no mínimo 30 dias antes, ter entre 16 e 59 anos e pesar no mínimo 50 Kg.

Apenas homens ou mulheres sem gestações podem doar o plasma convalescente, isso porque as mulheres podem produzir anticorpos durante a gravidez que, em contato com a rede sanguínea, pode acarretar em problemas pulmonares.

Agende a sua consulta

Araraquara/SP

Edifício Victória Business,
Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207
8º andar, sala Nº 801
Jardim dos Manacás, 14801-534

(16) 3324-2699 

Ícone Agenda